segunda-feira, dezembro 8, 2025
HomeAGRONEGÓCIOGuilherme Bumlai destaca avanço tecnológico com testes do QR Cattle em zebuínos no Mato Grosso do Sul

Guilherme Bumlai destaca avanço tecnológico com testes do QR Cattle em zebuínos no Mato Grosso do Sul

A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) firmou um inovador termo de cooperação técnica com o empresário gaúcho Flávio Malmann, criador da tecnologia QR Cattle, que identifica bovinos pelo focinho. Essa tecnologia biométrica utiliza traços únicos no focinho, equivalentes à impressão digital humana, permitindo o cadastramento e rastreamento dos animais por meio de imagens captadas por telefones celulares, funcionando offline, sem necessidade de internet durante o processo.

Segundo o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, essa parceria é um marco tecnológico que promete revolucionar o ambiente de identificação e rastreabilidade de bovinos no Brasil, especialmente com a obrigatoriedade da identificação completa dos bovinos até 2032. A associação iniciará testes em aproximadamente sete propriedades no estado, abrangendo cerca de 10 mil bovinos de raças zebuínas, marcando a primeira aplicação dessa tecnologia em larga escala em zebuínos.

Flávio Malmann apresentou o sistema para a diretoria da Acrissul e especialistas da Embrapa-Gado de Corte, buscando firmar um convênio para validar cientificamente o sistema e ampliar seu uso aos associados. A tecnologia, desenvolvida ao longo de cinco anos e lançada este ano durante a Expointer, já havia sido testada em propriedades de animais taurinos no Rio Grande do Sul, sendo agora experimentada em Mato Grosso do Sul em um contexto de maior escala.

O sistema permite que até mil animais sejam cadastrados por dia sem o uso de internet, com posterior atualização quando o dispositivo estiver conectado. Essa inovação traz uma alternativa eficiente e sustentável para a identificação animal, reduzindo custos e melhorando o controle e gestão do rebanho.

Redação Portal Guavira

spot_img

Últimas Notícias