A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) firmou um inovador termo de cooperação técnica com o empresário gaúcho Flávio Malmann, criador da tecnologia QR Cattle, que identifica bovinos pelo focinho. Essa tecnologia biométrica utiliza traços únicos no focinho, equivalentes à impressão digital humana, permitindo o cadastramento e rastreamento dos animais por meio de imagens captadas por telefones celulares, funcionando offline, sem necessidade de internet durante o processo.
Segundo o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, essa parceria é um marco tecnológico que promete revolucionar o ambiente de identificação e rastreabilidade de bovinos no Brasil, especialmente com a obrigatoriedade da identificação completa dos bovinos até 2032. A associação iniciará testes em aproximadamente sete propriedades no estado, abrangendo cerca de 10 mil bovinos de raças zebuínas, marcando a primeira aplicação dessa tecnologia em larga escala em zebuínos.
Flávio Malmann apresentou o sistema para a diretoria da Acrissul e especialistas da Embrapa-Gado de Corte, buscando firmar um convênio para validar cientificamente o sistema e ampliar seu uso aos associados. A tecnologia, desenvolvida ao longo de cinco anos e lançada este ano durante a Expointer, já havia sido testada em propriedades de animais taurinos no Rio Grande do Sul, sendo agora experimentada em Mato Grosso do Sul em um contexto de maior escala.
O sistema permite que até mil animais sejam cadastrados por dia sem o uso de internet, com posterior atualização quando o dispositivo estiver conectado. Essa inovação traz uma alternativa eficiente e sustentável para a identificação animal, reduzindo custos e melhorando o controle e gestão do rebanho.
Redação Portal Guavira

