sábado, dezembro 6, 2025
HomeEDITORIASGOVMSGoverno Riedel lança Plano Estadual de Metas Antirracistas para fortalecer políticas de...

Governo Riedel lança Plano Estadual de Metas Antirracistas para fortalecer políticas de igualdade

O Governo de Mato Grosso do Sul deu um importante passo na consolidação das políticas públicas de igualdade racial com o lançamento do Plano Estadual de Metas Antirracistas, apresentado oficialmente durante a abertura do Novembro Negro 2025 na Secretaria de Estado da Cidadania. O plano estabelece diretrizes, metas e estratégias para nortear as ações do Estado e dos 79 municípios em prol da construção de uma sociedade livre do racismo.

Desenvolvido coletivamente com a participação de gestores, movimentos sociais e representantes da sociedade civil, o plano visa padronizar e fortalecer iniciativas já em curso, assegurando que beneficiem comunidades negras, quilombolas, ciganas e de matriz africana. Segundo a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, o documento tem como centro a cidadania, reconhecendo as lutas históricas e o legado daqueles que abriram caminho para este momento.

Dividido em quatro pilares estratégicos — governança antirracista, educação e formação antirracista, equidade e inclusão, e monitoramento com comunicação estratégica — o plano busca integrar e fortalecer as ações estatais contra o racismo estrutural e institucional. Para o subsecretário de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Deividson Deus da Silva, essa iniciativa simboliza uma nova fase no enfrentamento da discriminação e um compromisso com a transformação social, trazendo as políticas antirracistas para dentro das comunidades e espaços cotidianos das pessoas.

O lançamento foi marcado pelo painel “MS Sem Racismo: Por Reparação e Bem Viver”, que reuniu autoridades, representantes do Ministério Público, conselhos intermunicipais e líderes religiosos de matrizes africanas, evidenciando a articulação entre diferentes segmentos sociais para uma ação coordenada.

Homenagens a personalidades negras e quilombolas que contribuíram para a promoção da igualdade racial também foram realizadas, ressaltando a importância do reconhecimento das trajetórias e do fortalecimento da luta antirracista no Estado.

Com o tema “Por Reparação e Bem Viver”, o Novembro Negro 2025 reafirma o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com uma sociedade mais justa, plural e respeitosa da diversidade, consolidando o Plano de Metas Antirracistas como instrumento de referência para as políticas públicas de igualdade racial.

Redação Portal Guavira

spot_img

Últimas Notícias