Mato Grosso do Sul reforça sua posição de liderança em desenvolvimento sustentável na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). O governador Eduardo Riedel destacou que o estado tem conseguido conciliar crescimento econômico acelerado com a preservação ambiental, graças a políticas públicas integradas e ações inovadoras que visam o equilíbrio entre esses dois pilares.
Durante sua participação no evento, Riedel ressaltou que Mato Grosso do Sul possui três importantes biomas em seu território — o Pantanal, o Cerrado e a Mata Atlântica — dos quais mantém 84% do Pantanal preservado, segundo dados recentes. O governador também reforçou a iniciativa de tornar o estado carbono neutro até 2030, uma meta ambiciosa que está sendo construída com a colaboração dos 79 municípios por meio do programa MS Ativo.
O programa MS Ativo é uma estratégia municipalista que busca atender às necessidades locais por meio da cooperação e pactuação de ações nas áreas de infraestrutura, saúde e educação, com foco no desenvolvimento sustentável. Riedel destacou que o trabalho coletivo, a comunicação transparente e a convergência de objetivos entre governo e municípios são fundamentais para garantir os avanços socioeconômicos acompanhados de sustentabilidade.
Além das reuniões e painéis oficiais, a delegação de Mato Grosso do Sul participou do espaço Agrizone, promovido pela Embrapa, e de eventos que debatem o licenciamento ambiental, reforçando o protagonismo do estado no cenário nacional e internacional.
A participação expressiva de Mato Grosso do Sul na COP30 evidencia o compromisso com políticas que aliam desenvolvimento, inclusão social e preservação ambiental, configurando o estado como exemplo de governança climática e sustentabilidade.

