O Procon Mato Grosso do Sul promoveu, na semana passada, um importante debate online sobre as relações de consumo no Corredor de Capricórnio, uma via rodoviária que integra Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, totalizando 3.320 quilômetros. O evento reuniu professores universitários e especialistas em defesa do consumidor desses países, que discutiram desafios e boas práticas para garantir relações de consumo seguras e equilibradas no contexto do comércio transfronteiriço.
Durante o encontro, foram apresentados os atuais mecanismos legais e normativos vigentes em cada um dos países, destacando a necessidade de aprimoramento e harmonização dessas regras para proteger melhor os consumidores que utilizam o corredor. Como resultado dos debates, foi redigida uma carta síntese, que servirá como base para futuras políticas públicas no âmbito do Mercosul.
O secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti, destacou que essa integração institucional é fundamental para a construção de indicadores que orientem as ações de defesa do consumidor na região. Ele também anunciou que um novo evento será realizado no primeiro semestre de 2026 em Mato Grosso do Sul, para aprofundar esse debate estratégico sobre relações de consumo.
O encontro contou com o apoio de entidades como a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-MS, Digix, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Uniderp, e foi transmitido pelo canal oficial Sead TV MS no YouTube, permitindo ampla participação.

