Meus amigos, minhas amigas,
O primeiro semestre de 2025 trouxe desafios significativos para a atividade parlamentar. Mesmo diante das dificuldades, conseguimos avançar em pautas fundamentais para o desenvolvimento do nosso país, especialmente nas áreas de Relações Exteriores, Agricultura e Meio Ambiente.
Entre os projetos de maior impacto que tive a honra de relatar, destaco a Lei da Reciprocidade. É uma medida que fortalece a capacidade do Brasil de responder de forma equilibrada e assertiva às medidas protecionistas injustas adotadas por outros países – como é o caso da guerra tarifária imposta pelos Estados Unidos. Também fizemos progressos importantes com a aprovação do PL 2.159/2021, que estabelece o primeiro marco legal para o licenciamento ambiental no Brasil, essencial para garantir segurança jurídica e sustentabilidade nas atividades econômicas.
https://www.youtube.com/watch?v=89Npage3O6c
O Seguro Rural foi outra prioridade em minha agenda. O atual Plano Safra foi apresentado por juros de 15%, além da insuficiência de recursos – questão que tenho levantado com veemência junto ao governo federal. Participei ativamente das discussões e apresentei projeto de lei para modernizar e ampliar a cobertura do seguro rural – ferramenta indispensável para proteger nossos produtores diante das mudanças climáticas e dos riscos inerentes à atividade agrícola. A proposta aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e mantenho a expectativa de que avance no segundo semestre.
Participei também de debates técnicos sobre diversas medidas provisórias, sempre priorizando a defesa dos interesses dos setores produtivos, do agronegócio e do bem-estar das famílias , em especial das mulheres brasileiras. Também lutamos para tentar impedir que o governo federal, que se recusa a cortar despesas, continuasse a cobrar mais impostos da nossa população.
Embora tenhamos conquistado avanços significativos, sempre julgo que fizemos menos do que o necessário e gostaria de ter entregue resultados ainda mais expressivos neste período. O ritmo de trabalho nas comissões foi irregular, e o momento atual exige maior dedicação e responsabilidade com o futuro da nossa nação.
O segundo semestre já está sendo planejado com foco total nos projetos que defendem o Brasil que produz, que trabalha e que garante a nossa segurança alimentar. No que depender de mim, seguirei com determinação e compromisso inabalável com os brasileiros e, em especial, com os sul-mato-grossenses.
Agradeço pela confiança e convido todos à leitura: https://e.issuu.com/embed.html?u=terezacristinams&d=retrospectiva
Fonte: https://terezacristinams.com.br/2025/07/21/balanco-do-1o-semestre-2025/
Redação Portal Guavira