Nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul esteve presente, por meio da titular da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande, juíza Katy Braun do Prado, na 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa. Com programação de dois dias, o evento tem como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.
Com palestras, grupos de trabalhos e realização de propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, o evento objetiva a garantia de um envelhecimento que seja tratado como direito, por meio de políticas públicas que enfrentem as desigualdades de renda, gênero, raça, deficiência e orientação sexual.
A magistrada compôs a mesa de abertura, pontuando o papel do Poder Judiciário para proteção e garantia dos direitos das pessoas idosas, além de elencar os desafios existentes para isso, como a invisibilidade das comunidades tradicionais, a falta de vagas em instituições de longa permanência e as transferências de pessoas idosas para cidades distantes de seus lares.
“Que nós consigamos progredir, ter ideias muito boas e colocá-las em execução, porque o nosso povo é um povo muito empático com questões sociais, e eu tenho certeza que nós vamos chegar a um consenso, especialmente com o apoio dos demais poderes”, enfatizou.
Durante a abertura, também foram abordados os avanços e os direitos conquistados para esse público, além de os próximos passos para que a pessoa idosa possa viver com dignidade, equidade e bem-estar.
Autoridades – Compuseram também a mesa de abertura o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e coordenador da frente parlamentar de defesa dos direitos da pessoa idosa, deputado Renato Câmara; o presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva; representando a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD), o secretário executivo de Direitos Humanos, Ben-Hur Ferreira; o coordenador do Grupo Aroeiridade, Aymoré Marinho; e a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), Írma Macário.
Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – imprensa@tjms.jus.br