Ao longo dessa semana, a regulação de Mato Grosso do Sul se conecta às discussões que apontam os rumos da infraestrutura no mundo, refletindo os avanços que a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) lidera em biogás, transição energética, sustentabilidade em saneamento básico e modernização regulatória.
O InfraLeaders 2025, programa internacional que reúne autoridades públicas, executivos e acadêmicos para discutir inovação, sustentabilidade e impacto global, tem entre seus integrantes a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos da AGEMS, Iara Marchioretto, que leva para a imersão a experiência do Estado em regulação moderna e em soluções sustentáveis para serviços públicos essenciais. É a 4ª edição do programa, organizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com correalização da B3 e apoio de instituições como BID, Banco do Brasil, Tesouro Nacional e PPI.
Realizado entre os dias 8 e 12 de setembro, reúne uma comitiva de 113 líderes brasileiros de organizações públicas e privadas ligadas à infraestrutura, com atividades na Durham University e na Heriot-Watt University, duas das mais renomadas universidades do Reino Unido.
“Considero esse mais um importante marco para os projetos de Mato Grosso do Sul, em desenvolvimento e em regulação. Um ambiente de alto nível que nos da a oportunidade de reforçar o compromisso com as melhores práticas mundiais, olhar para nossa realidade e seguir avançando”, destaca o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.
Internacionalização e fortalecimento
Nesse terceiro dia de atividades, a diretora da AGEMS define que a experiência e a imersão do programa refletem o engajamento da Agência e do Mato Grosso do Sul em pensar globalmente e agir localmente, com recursos humanos, inovação, pesquisa e desenvolvimento das cidades, pensando em novas tecnologias de construção, mais resilientes e sustentáveis.
“Devemos pensar sistemicamente sobre os serviços públicos, os seus impactos na sociedade e na biodiversidade. Avançar na descarbonizarão, na transição energética e produção de biogás e nitrogênio verde, pelo aproveitamento dos resíduos sólidos e do lodo gerado nas estações de tratamento de água. Aqui estamos tendo uma grande oportunidade de consolidar e expandir a inovação que queremos”, avalia Iara.
O Programa Internacional de Líderes em Infraestrutura é um novo marco de desenvolvimento de parcerias e projetos em regulação que podem ser desenvolvidos com a expertise da AGEMS por meio da internacionalização.
A programação envolve debates sobre infraestrutura resistente e adaptável, redução da emissão de carbono, transição para fontes de energia limpa e gestão inovadora de contratos. O encontro também conta com participação de autoridades internacionais e terá no encerramento a apresentação de projetos de investimentos brasileiros em um roadshow.
Conexão com a agenda regulatória de MS
A presença da AGEMS no InfraLeaders acontece em um momento em que Mato Grosso do Sul avança em sua agenda de modernização regulatória e fortalecimento da segurança energética.
Só em 2025, a Agência publicou normas inéditas para atestar a sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos urbanos nos municípios e para regular a distribuição de gás canalizado, lançou modelo de regulação responsiva para aprimorar a fiscalização nesses dois serviços e firmou acordo de cooperação com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) para impulsionar o setor de gás natural e biogás no Estado.
Esses marcos, somados à criação do Comitê Estadual de Biogás e Biometano, projetam Mato Grosso do Sul como referência na transição energética, alinhando políticas públicas ao desenvolvimento sustentável e à inovação tecnológica, sob o olhar da regulação moderna e conectada.
Texto: Bruna Aquino