O ex-governador Reinaldo Azambuja, juntamente com o governador Eduardo Riedel, recebeu no evento o apresentador Carlos Massa, o Ratinho
O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, prestigiou na manhã desta quinta-feira, 11 de setembro, o lançamento da etapa do programa ‘Assomasul Gov MS 4.0’. O evento, realizado no auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em Campo Grande, reuniu importantes figuras da política e da mídia, como o governador Eduardo Riedel, a prefeita da Capital, Adriane Lopes, e o apresentador de TV Carlos Massa, o Ratinho, além de prefeitos de diversas cidades do Estado.

Com uma forte influência política e a reputação de ser bem quisto e respeitado por gestores públicos sul-mato-grossenses, a presença de Reinaldo Azambuja reforça o apoio ao programa que visa a capacitação de servidores municipais. O ‘Assomasul Gov MS 4.0’ oferecerá pós-graduação gratuita para servidores de todos os 79 municípios do Estado. Os cursos vão abordar temas essenciais como autismo, alfabetização e letramento, gestão do esporte e lazer e licitações e contratos (com foco na Lei nº 14.133/2021).
O foco na área de autismo ganhou destaque com a participação do apresentador Ratinho, que ressaltou a importância da capacitação. “O autismo é para mim uma necessidade primordial no momento. A gente começou a descobrir o autismo há poucos anos. E que existe muita gente, pequenos graus de autismo, mas que são gênios. Essa gente tem que ser trazida para perto da gente”, afirmou o apresentador.
Em seu discurso, o governador Eduardo Riedel agradeceu a presença de Ratinho e destacou a sensibilidade do apresentador. “É uma honra ter o Ratinho aqui, é uma pessoa super popular, mas acima de tudo muito sensível. Veio aqui por uma causa, uma parceria do Estado com a Assomasul, com as prefeituras municipais, capacitação dos servidores e algumas áreas, dentre as quais, sobre o autismo”, pontuou Riedel, que também detalhou o apoio do Governo do Estado para a ampliação do programa.
“Quando a gente viu a programação, eles conseguiram captar um recurso para 35 municípios, e achamos que seria extremamente relevante ampliar para os 79. E aí o governo do estado, sensibilizado, apoiou a Assomasul para poder levar adiante o projeto para os 79 municípios de MS”, explicou o governador.
Com o apoio do governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), R$ 6,5 milhões serão investidos para atender mais 44 municípios, complementando o atendimento inicial. O presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, afirmou que agora o foco é trabalhar no segundo eixo do programa. “Inicialmente nós trabalhamos com 35 municípios, igual foi anunciado, e agora nós vamos trabalhar com outros 44, contemplando os 79″, disse Tomazelli, ressaltando o grande interesse pela área de autismo, que registrou mais de 2.600 inscrições.

A presença de Reinaldo Azambuja no evento reforça o capital político e a relevância de sua gestão para o Estado e ele enfatizou a colaboração entre as esferas de governo.

“A união entre o Governo do Estado, a Assomasul e os municípios é fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Programas como este, que investem na capacitação de nossos servidores, mostram que a política pode e deve ser uma ferramenta para transformar a vida das pessoas, garantindo que o serviço público seja cada vez mais eficiente e humano. É uma satisfação ver o projeto com o novo convênio com o governo do Estado para atender a todos os 79 municípios”, ressaltou Azambuja e ainda concluiu: “No Estado onde o municipalismo é de verdade, ir evento na Assomasul sempre rende bons resultados”.
Texto: Olga Cruz