Evento marca início do mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher e apresenta projetos institucionais de proteção e acolhimento
Na sexta-feira, 1º de agosto, teve início a campanha “A Culpa não é D’Elas” no município de Naviraí, como parte das ações do Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa da Prefeitura Municipal tem como foco a diminuição da reincidência dos casos de violência doméstica e conta com a participação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).
Durante o evento, o MPMS promoveu um painel com a participação da Promotora de Justiça Juliana Martins Zaupa, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Naviraí. Na ocasião, foram apresentados dados estatísticos e os principais resultados da atuação ministerial no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher na comarca.
Um dos marcos da solenidade foi a assinatura do Protocolo de Intenções entre a 4ª Promotoria de Justiça de Naviraí e o Município, representado pelo prefeito Rodrigo Sacuno e pela Procuradora do Município, Maria Mônnica de Oliveira Pizzatto. O documento formaliza o compromisso conjunto na implementação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres em situação de violência.
Também foi apresentado o Projeto Ponte Lilás: Da dor ao Recomeço – Proteção e Reconstrução para Mulheres, idealizado pela 4ª Promotoria de Justiça de Naviraí. A proposta visa promover ações integradas para garantir proteção, acolhimento e fortalecimento da rede de apoio às vítimas.

“Ao integrar e fomentar iniciativas como essa, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso institucional com a promoção dos direitos humanos e o combate à violência de gênero em todo o Estado”, pontua a Promotora.
Também integram os trabalhos a Prefeitura de Naviraí, a Gerência Municipal de Assistência Social, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres de Naviraí, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, a Associação Comercial e Empresarial de Naviraí, a Delegacia de Polícia Civil de Atendimento à Mulher, o Poder Legislativo local e a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.
Para denúncias, acesse: https://ouvidoria.mpms.mp.br/, ligue 127 ou procure a Promotoria de Justiça mais próxima de você.
Texto: Danielle Valentim – Revisão: Frederico Silva – Fotos: MPMS
Redação Portal Guavira