A semana de celebrações na Paróquia São Sebastião e na Capela do Milagre (Capela Nossa Senhora Aparecida), foi um verdadeiro itinerário de fé. Jovens e adultos participaram de missas, vigílias e momentos de oração. A programação especial incluiu um Quiz sobre a vida de Carlo Acutis, que promoveu a integração da juventude e reforçou o exemplo do novo santo, conhecido por sua paixão pela Eucaristia e pelo evangelismo.

A expectativa e a emoção atingiram o ápice na madrugada de domingo, quando centenas de fiéis lotaram o salão da Capela do Milagre para acompanhar a transmissão ao vivo da canonização, diretamente do Vaticano. O local, onde o milagre de cura do menino Matheus Vianna foi reconhecido pela Igreja, se tornou um ponto de peregrinação e gratidão, reforçando a ligação de Campo Grande com a história de Carlo Acutis.

Durante a semana, a relíquia de Carlo Acutis, um pulôver azul escuro que era de seu uso, foi exposto, atraindo peregrinos de diversas partes do País, aproximando ainda mais a figura do novo santo dos fiéis.
Padre Marcelo Tenório, figura central na divulgação da devoção a Carlo Acutis no Brasil e pároco responsável pela Paróquia São Sebastião, expressou sua emoção e o significado do momento para a cidade. “A canonização de Carlo Acutis atrai os olhos do mundo para Campo Grande. Estamos no cenário nacional e os olhos do mundo estão em Roma e aqui”, afirmou.

Tenório destacou a importância de Carlo como um exemplo para os jovens de hoje. “Menino de fé, jovem que revolucionou tudo. Exemplo de fé, exemplo aos jovens de que é possível viver da fé hoje”, declarou, enfatizando o papel do novo santo em inspirar a juventude a viver a santidade no dia a dia.
Padre Marcelo Tenório foi responsável por apresentar Carlo à família de Matheus e acompanhar de perto a investigação que se estendeu por mais de uma década. Desde 2011, ele tem se dedicado ao processo que começou em Campo Grande e seguiu até a Itália, tornando-se uma das vozes mais próximas da causa no Brasil.
“É um sentimento de dever cumprido. Começamos em 2011 com o processo e chegamos ao final com a canonização. Tudo começa aqui em Campo Grande para depois chegar à Itália. Graças a Deus, chegamos ao máximo, que é a canonização. Muito feliz. A missão do sacerdócio está cumprida”.

Para coroar as celebrações, o arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, conduziu a missa de Ação de Graças na manhã do domingo (10h), na Paróquia São Sebastião, que reuniu milhares de fiéis dentro e fora da igreja.
“Conhecer a Deus não é uma questão de cursos, doutorados, existe muita gente simples e que decididamente, conhece Deus com uma profundidade que encanta a muitos de nós”, destacou Dom Dimas na homilia e ainda finalizou: “Carlo conheceu a Deus através de sua força para querer imitar Àquele [Jesus Cristo] a quem ele acreditou. Carlo chegou a conhecer com muita profundidade o amor de Deus”.
Ao fim da missa, centenas de fiéis se reuniram no Clube Estoril para um almoco de celebração.

e ao atuante paroquiano da São Sebastião, deputado federal Marcos Pollon
A celebração solene marcou o encerramento da semana de festividades, reforçando o sentimento de gratidão e alegria na comunidade católica da Capital. A missa foi um momento de união e reconhecimento do papel de Campo Grande como o local do milagre que levou Carlo Acutis aos altares.

Texto: Olga Cruz – Foto destaque: Campo Grande News