sexta-feira, 15 agosto, 2025
HomeGOVMSESCOLAGOVEscolagov: Dra. Ana Paula aponta II Diálogos Federativos como ambiente de políticas...

Escolagov: Dra. Ana Paula aponta II Diálogos Federativos como ambiente de políticas para MS

Em parceria com a SRI/PR (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República) e a ABM (Associação Brasileira de Municípios), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Escolagov (Fundação Escola de Governo de MS) realizou, nesta quinta-feira (14/08), o II Diálogos Federativos, na Capital sul-mato-grossense. O evento foi voltado à participação e pactuação entre os entes federados (Municípios, Estado e União), onde gestores municipais e estaduais dialogaram diretamente com o Governo Federal para identificar dissensos, consensos e fazer propostas concretas que serão pautadas pelo Conselho da Federação. 

O encontro teve um dia de duração, estruturado em dois momentos: no turno matutino, três grupos de trabalho com público restrito; e no turno vespertino, um painel de alto-nível aberto ao público para apresentação dos resultados, escuta e engajamento com autoridades locais e nacionais.

No período matutino, gestores municipais, estaduais e federais participaram e contribuíram para a construção do debate em nível nacional, por meio de Grupos de Trabalho Temáticos. Os GTs contaram com discussões mediadas, apresentação de casos e desenvolvimento de propostas conjuntas. 

O Grupo de Trabalho 1 teve como foco a discussão sobre Planejamento e Gestão; já o Grupo de Trabalho 2 argumentou acerca do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente; e o Grupo de Trabalho 3 trouxe o tema Assistência Social e Segurança Alimentar para o centro do debate. Grupo de Trabalho 1 – Planejamento e Gestão.Grupo de Trabalho 2 – Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.Grupo de Trabalho 3 – Assistência Social e Segurança Alimentar.

No período da tarde ocorreu a mesa de encerramento. Os representantes dos GTs sintetizaram os pontos e propostas levantados: 30 minutos (10 minutos cada). Após a apresentação, foi o momento do seminário de alto-nível aberto ao público. O seminário reuniu autoridades do Poder Executivo Estadual e Federal para apresentar o Conselho da Federação, o resultado dos trabalhos realizados nos Grupos de Trabalho matutinos e a Estratégia 2050 promovida pelo Governo Federal.

A diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, explica que a Escola de Governo, ao apoiar o encontro, contribuiu para fortalecer a integração e melhorar as entregas de políticas públicas à sociedade. “O II Diálogos Federativos foi uma oportunidade estratégica para que as demandas prioritárias de Mato Grosso do Sul e de seus municípios fossem apresentadas e discutidas com o Governo Federal. Ao tratarmos de eixos como planejamento e gestão, desenvolvimento sustentável, assistência social e segurança alimentar, o evento criou um espaço real de construção conjunta de soluções, o que reforça o compromisso da Escolagov de fortalecer a gestão pública”, pontuou. 

O secretário de Relações Institucionais da Presidência da República, Júlio Pinheiro, na ocasião representando o Governo Federal, explicou que a ideia do Diálogos Federativos é justamente ouvir as dificuldades daqueles que estão na ponta e implementam as políticas públicas concebidas a partir de Brasília. “Chegar a cada canto desse país, de tamanho territorial continental, com tanta diversidade, com tantas peculiaridades e com desafios gigantescos, sem dúvida alguma foi muito aceitável para que a gente pudesse descentralizar não só as responsabilidades, mas também as decisões”, disse. Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos.Secretário de Relações Institucionais da Presidência da República, Júlio Pinheiro.Vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Gilmar Dominici.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Gilmar Dominici, destacou que a entidade, que completará 80 anos em 2026, tem participado ativamente do projeto que reúne Estados, Municípios e a União em torno de uma agenda comum para o país. “O Conselho da Federação é uma conquista muito importante para o Brasil. A ABM tem a satisfação de ter sido aqui, de sugerir isso na campanha eleitoral aos candidatos que disputaram a presidência da República em 2022”, afirmou.

Representando o Governo do Estado, estiveram presentes o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos; o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira; e o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha. 

Participaram também representantes dos municípios de Alcinópolis; Anaurilândia; Aral Moreira; Bandeirantes; Bataguassu; Bela Vista; Bodoquena; Bonito; Brasilândia; Camapuã; Campo Grande; Caracol; Cassilândia; Chapadão do Sul; Corguinho; Corumbá; Costa Rica; Coxim; Douradina; Dourados; Fátima do Sul; Figueirão; Glória de Dourados; Guia Lopes da Laguna; Iguatemi; Inocência; Itaporã; Ivinhema; Jaraguari; Jardim; Jateí; Ladário; Laguna Carapã; Maracaju; Miranda; Nioaque; Nova Alvorada do Sul; Nova Andradina; Paraíso das Águas; Paranaíba; Paranhos; Pedro Gomes; Ponta Porã; Porto Murtinho; Ribas do Rio Pardo; Rio Brilhante; Rio Negro; Rio Verde de Mato Grosso; Rochedo; Santa Rita do Pardo; São Gabriel do Oeste; Selvíria; Sidrolândia; Sonora; Tacuru; Taquarussu; Terenos; Três Lagoas; e Vicentina.

Comunicação Escolagov – Pedro Santos

Fonte: https://www.escolagov.ms.gov.br/ii-dialogos-federativos-escolagov-participa-de-encontro-que-fortalece-gestao-publica-e-cooperacao-federativa-entre-municipios-estado-e-uniao/

Redação Portal Guavira

spot_img

Ultimas Notícias