A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) está mobilizando forças para impulsionar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a antecipar o cronograma de duplicação e ampliação da BR-163, uma das principais rodovias do estado, administrada pela operação CCR MSVia. A iniciativa, que ganhou corpo com audiências públicas realizadas em diversas regiões, foi destacada nesta segunda-feira (7) pelo presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), durante evento na Câmara Municipal de Campo Grande. Após 11 anos da concessão, apenas 150 dos 843 quilômetros da rodovia foram duplicados, um ritmo que gerou indignação e acidentes frequentes.
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Gerson Claro enfatizou que a repactuação do contrato com a CCR MSVia, prevista para maio, é uma alternativa mais viável para acelerar os investimentos necessários. “Não contestamos a decisão da ANTT de repactuar o contrato, pois é o caminho mais rápido para garantir a segurança no trânsito. A aceita pagar pedágio, mas soluções de engenharia que exigem que reduzam os acidentes. Não podemos esperar mais 30 anos por obras, vendo vidas sendo perdidas diariamente nesta rodovia que corta o estado de Sonora a Mundo Novo, passando por 21 cidades”, declarou o parlamentar.
Números que preocupam
Os dados financeiros da concessão reforçam a crítica do Legislativo. Entre 2014 e 2023, segundo o portal da transparência, a CCR MSVia recebeu R$ 3,9 bilhões em transportes, investiu apenas R$ 1,9 milhão e arrecadou R$ 3,6 bilhões com pedágios. “O modelo adotado até agora não foi trabalhado. Os investimentos não acompanharam o que foi prometido, e quem paga o preço é a população”, afirmou Claro, apontando a urgência de mudanças no novo contrato.
Entre os trechos críticos, o presidente da ALEMS destacou o anel viário de Campo Grande, onde moradores enfrentam riscos diários, além de áreas urbanas em São Gabriel do Oeste, Rio Verde e Coxim. A duplicação do trecho entre Campo Grande e Dourados também foi citada como prioridade. “Com o apoio do governador Eduardo Riedel e da bancada federal, vamos levar esse clamor à ANTT para que seja contemplado na repactuação”, prometeu.
Proposta insuficiente
A proposta inicial da rota, que prevê a duplicação de apenas 68 km nos próximos dois anos – incluindo pequenos trechos em Mundo Novo (5,71 km), Eldorado (10,97 km), Itaquiraí (5,95 km), Vila São Pedro (3,43 km) e Vila Vargas (2,75 km), ambos próximos a Dourados –, foi definida por Gerson Claro como “insatisfatória e insuficiente”. “Precisamos de um plano mais ambicioso. Esses 68 km não resolvem os gargalos que enfrentaremos há mais de uma década”, criticou.
Um grito de segurança
As audiências públicas promovidas pela ALEMS são servidas como um canal para coletar demandas da população e transformá-las em pressão política junto à ANTT. A BR-163, que corta Mato Grosso do Sul de norte a sul, é essencial para o escoamento da produção agrícola e o transporte de cargas, mas sua condição atual tem sido marcada por acidentes fatais e transtornos. “É uma rodovia vital para o estado, mas também um risco constante. Queremos segurança, não promessas”, resumiu Claro.
Com a repactuação do contrato no horizonte, a Assembleia Legislativa assume um papel de liderança na defesa dos interesses sul-mato-grossenses, cobrando da ANTT e da CCR MSVia um compromisso real com a modernização da BR-163. O recado está dado: Mato Grosso do Sul não aceita mais esperar.
Por Andre Estoduto – Redação Portal Guavira