A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) intensificará a cobrança junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que a repactuação do contrato com a concessão MSVia resulte na antecipação do cronograma de investimentos na BR-163. O objetivo é garantir que, nos próximos quatro anos, o trecho entre Campo Grande, Nova Alvorada do Sul e Dourados seja duplicado, atendendo a uma demanda histórica do estado. O anúncio foi feito pelo presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro, durante sua participação na Expocanas/2025, realizada em Nova Alvorada do Sul.
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Gerson Claro destacou o papel ativo do parlamento estadual na busca por melhorias na rodovia, que corta Mato Grosso do Sul por 845 km, conectando as divisas com Mato Grosso e Paraná. Principal corredor logístico do estado, a BR-163 teve apenas 174 km duplicados em 11 anos de concessão, o que gerou críticas e mobilização. “Os deputados realizaram audiências públicas, visitaram o Tribunal de Contas da União e a ANTT, e a Assembleia acionou judicialmente a MSVia para exigir o cumprimento do cronograma de obras. O governador Eduardo Riedel e a bancada federal também estão alinhados para transformar esse trecho, essencial para o tráfego de trens e carros de passeio, em uma rodovia mais segura e eficiente, com duplicação e, quando necessário, terceira pista”, afirmou Claro.
O presidente da ALEMS enfatizou que a população sul-mato-grossense não aceitará mais pagar pedágios sem contrapartidas claras. “A repactuação da concessão foi a melhor solução para atender às necessidades de um estado em crescimento, que atrai grandes investimentos privados e registros econômicos acima da média nacional. Uma nova licitação poderia atrasar ainda mais as obras, correndo o risco de um colapso logístico”, alertou. Ele reforça que a duplicação é essencial para evitar um “apagão” na infraestrutura de transporte, vital para o escoamento da produção.
Novos Investimentos em Nova Alvorada do Sul
Durante o evento, Gerson Claro comemorou os avanços econômicos de Mato Grosso do Sul, destacando os novos investimentos da Atvos no município de Nova Alvorada do Sul. A empresa anunciou a construção de uma usina de biometano e outra de etanol de milho, com portes de R$ 1,35 bilhão, nas proximidades da Usina Santa Luzia, às margens da BR-267. Segundo o CEO da Atvos, Bruno Serapião, a unidade de biometano terá capacidade para produzir 28 milhões de metros cúbicos por safra e deverá iniciar operações entre o fim de 2025 e iniciados de 2026. “Serão de seis a oito meses de engenharia e, com o projeto concluído, 18 meses para a construção. Até 2026, teremos uma planta emitindo biogás”, detalhou Serapião.
Na solenidade, o governador Eduardo Riedel assinou uma autorização para que a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) solicite ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) a redução do ICMS sobre o biometano de 17% para 1,8%, incentivando o setor. A Atvos também planeja uma segunda usina de etanol de milho na Costa Rica, onde já opera uma unidade de álcool, consolidando a presença da empresa no estado.
Crescimento Sustentável
Gerson Claro atribuiu os investimentos ao ambiente de estabilidade fiscal e institucional construído em Mato Grosso do Sul nos últimos anos. “O estado colhe os frutos de uma gestão responsável, que mantém capacidade de investir em projetos sociais e de infraestrutura, oferecendo segurança jurídica ao setor privado”, declarou. Para ele, a combinação de obras como a duplicação da BR-163 e os novos empreendimentos industriais posicionam o estado como um dos mais promissores do país.
Enquanto a ALEMS pressionava por melhorias na logística, o governo e o setor privado avançavam em sintonia, prometendo um futuro de crescimento e desenvolvimento para Mato Grosso do Sul. A duplicação da BR-163, se concretizada, será um marco na infraestrutura estadual, refletindo o esforço conjunto de líderes como Gerson Claro e Eduardo Riedel para atender às demandas de uma população que não abre mão de progresso e segurança nas estradas.
Por AE – Redação Portal Guavira