sexta-feira, 15 agosto, 2025
HomeINTELIGÊNCIA ARTIFICIALInteligência artificial impulsiona capacitação no setor agrícola

Inteligência artificial impulsiona capacitação no setor agrícola

A Unidade de Referência em Produtos Químicos e Biológicos (UR), vinculada ao Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico (IAC), está transformando a capacitação de trabalhadores rurais e profissionais do agronegócio com o uso de inteligência artificial (IA). Sob a liderança do pesquisador científico Hamilton Ramos, diretor do CEA, a UR incorpora inovações como a criação de um avatar virtual do próprio Ramos para aprimorar a transmissão de conteúdos pedagógicos nos treinamentos voltados à aplicação de agrotóxicos.

Resultado de uma parceria entre o CEA-IAC, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e o setor privado, a UR já formou mais de 130 instrutores capacitados para treinar trabalhadores rurais nas boas práticas de aplicação de defensivos agrícolas. “A IA ancora programas didáticos específicos, acessíveis a todos os participantes, seja no formato presencial, EAD ou semipresencial”, explica Ramos. A iniciativa atende às exigências do Decreto nº 10.833/2021, do programa federal Aplicador Legal, garantindo qualificação profissional alinhada às normas de segurança e saúde.

A tecnologia de IA empregada pela UR permite personalizar conteúdos para diferentes públicos, do agrônomo-instrutor ao trabalhador rural, com linguagem adaptada a cada perfil. “Nosso modelo de IA está sendo treinado para atender às demandas de públicos variados, promovendo uma aprendizagem de qualidade voltada à segurança na aplicação de agrotóxicos”, destaca Ramos. Ele reforça que apenas 30% a 40% dos aplicadores no Brasil seguem boas práticas, evidenciando um déficit de qualificação que a UR busca reduzir com o auxílio da tecnologia.

Além disso, os treinamentos da UR estão em conformidade com a Norma Regulamentadora 31.7 (N.R. 31.7), que estabelece diretrizes para a prevenção de acidentes com defensivos agrícolas. Todos os programas contam com a chancela oficial do IAC, garantindo credibilidade e qualidade. “Mais do que o número de pessoas treinadas, nosso foco é a qualidade da aprendizagem e a facilitação para que diferentes perfis assimilem conteúdos essenciais à segurança”, afirma Ramos.

Os novos formatos de treinamento, que integram recursos de IA, também atendem empregadores do agronegócio, ampliando o alcance da iniciativa. Para mais informações sobre os programas da UR, acesse o portal AGROLINKFITO.

Serviço
Unidade de Referência em Produtos Químicos e Biológicos (UR)
Instituição: Centro de Engenharia e Automação (CEA) – Instituto Agronômico (IAC)
Local: Jundiaí, São Paulo
Informações: https://www.agrolink.com.br/agrolinkfito/
Contato: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/capacitacao-com-ia-ganha-espaco-na-agricultura_501392.html

Por Andre Estoduto – Redação Portal Guavira

spot_img

Ultimas Notícias