Neste mês de abril, os servidores da Secretaria de Desenvolvimento de Apoio às Atividades de Execução (Daex), do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), receberam o Projeto Conexão. Composto por 30 servidores, além de estagiários e residentes, o setor possui profissionais de 13 habilitações diferentes, como biólogos, psicólogos e engenheiros, para auxiliar a cinco Núcleos: Contabilidade e Economia, Engenharia e Arquitetura, Psicologia e Serviço Social, Tecnologia e Meio Ambiente. Em cada núcleo, a equipe executa diversos serviços para atender as Promotorias de Justiça do Estado e os órgãos da Administração Superior.
A Promotora de Justiça e Coordenadora da Daex, Ludmila de Paula Castro Silva, ressalta a integração da equipe a fim de conceder o apoio técnico à instituição: “Com as habilitações específicas e o conhecimento técnico multidisciplinar dos servidores, a Daex entrega análises e relatórios que subsidiam a atuação dos Promotores de Justiça para o alcance da justiça no caso concreto. As técnicas de gestão administrativa implantadas e a modernização da Secretaria viabilizaram a melhoria dos fluxos e a agilidade no atendimento das demandas”, revelou.
No que compete ao Projeto Conexão, destacou a importância da proximidade entre os gestores e os servidores. “Essa iniciativa traz a possibilidade de os servidores serem diretamente ouvidos por quem dirige o MPMS, conhecendo todos os setores da instituição e o trabalho de cada servidor e, por conseguinte, entendendo toda a movimentação institucional em prol do bem social”, afirmou.
O Projeto Conexão, uma iniciativa da gestão do Procurador-Geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior, tem como propósito ouvir atentamente os profissionais que atuam nos setores visitados e compreender como pode ser aprimorada a dinâmica de trabalho daqueles que estão na linha de frente. A iniciativa busca identificar oportunidades de evolução nos processos e práticas desenvolvidas, garantindo que as melhorias implementadas resultem em um impacto positivo e significativo no desempenho e na eficiência das atividades realizadas.
Além do PGJ, visitaram a Daex alguns membros que integram a equipe de Assessores Especiais de sua gestão.

Catálogo Virtual
Um dos mais recentes produtos da Daex é o Catálogo Virtual, que visa redescobrir a paisagem cultural de Campo Grande e preservar a memória coletiva da cidade. O conteúdo apresenta 294 imóveis de relevância histórico-cultural, reconhecidos pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) como integrantes da Zona Especial de Interesse Cultural II (ZEIC II), apontando que 11 deles já foram demolidos.
A iniciativa surgiu da necessidade de oferecer suporte técnico às ações de preservação patrimonial e agora se concretiza em um mapa interativo que permite ao cidadão explorar. Em breve, será disponibilizado para a sociedade, permitindo conhecer a riqueza arquitetônica da cidade. Ao acessar o mapa, será possível visualizar imagens e informações detalhadas sobre construções que representam estilos como ecletismo, art déco e modernismo, distribuídos por várias regiões, especialmente no centro histórico de Campo Grande.
Texto: Karla Tatiane com colaboração de Danielle Valentim – Foto: Assecom MPMS
Por Andre Estoduto – Redação Portal Guavira