segunda-feira, dezembro 8, 2025
HomeÚltimas NotíciasMS Alfabetiza amplia resultados e fortalece educação pública em Mato Grosso do...

MS Alfabetiza amplia resultados e fortalece educação pública em Mato Grosso do Sul

O Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com os municípios, tem intensificado as ações para a melhoria da educação pública por meio do programa MS Alfabetiza, que abrange os 79 municípios do Estado. A iniciativa tem como foco principal garantir um ambiente de aprendizagem seguro, adequado e estimulante para estudantes e profissionais da rede estadual de ensino, fortalecendo a alfabetização na idade certa e aprimorando os indicadores educacionais.

Dados recentes apontam avanços importantes, como o crescimento de 17% no número de estudantes alfabetizados, tornando Mato Grosso do Sul o segundo estado do Brasil com melhor índice nesse quesito. Além disso, houve aumento da aprovação para 92,75%, redução da retenção para 6,57% e do abandono escolar para 0,11%. Estes resultados refletem o trabalho conjunto entre o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), e as redes municipais.

A Escola Municipal Indígena Francisco Farias, localizada na aldeia Água Branca em Aquidauana, é um exemplo dos impactos do programa. Com um trabalho coletivo entre professores e apoio constante em formação e materiais pedagógicos, a escola recebeu o prêmio Escola Destaque 2025 do MS Alfabetiza. A diretora, Denise da Silva, destaca a importância do engajamento comunitário e da valorização das práticas locais para o sucesso na alfabetização.

O programa MS Alfabetiza contempla ainda ações como formação continuada de professores, acompanhamento pedagógico, monitoramento constante dos resultados e o fortalecimento da parceria entre escola e família. Maria Gorete Siqueira Silva, coordenadora estadual do programa, ressalta que o objetivo é garantir que todas as crianças leiam e escrevam com autonomia até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Com 348 unidades escolares e cerca de 187,5 mil estudantes, Mato Grosso do Sul oferece ensino em tempo integral em mais da metade das escolas estaduais, com atendimento a mais de 39 mil alunos. O compromisso do Estado e dos municípios na formação educacional mostra-se fundamental para avançar na qualidade e equidade do ensino público.

Redação Portal Guavira

spot_img

Últimas Notícias