Mato Grosso do Sul recebeu, nesta quarta-feira (3), a primeira remessa da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), importante causador de infecções respiratórias graves em bebês, idosos e gestantes. Ao todo, chegaram 10.755 doses ao estado, que começam a ser aplicadas pelo SUS já a partir desta quinta-feira (4), com foco inicial em gestantes a partir de 28 semanas.
Em Campo Grande, parte do lote destinado às gestantes já foi distribuída a sete unidades básicas de saúde, cada uma com 200 doses para o início da imunização. As vacinas estão disponíveis nas USF Dona Neta, Noroeste, Oliveira II, Universitário, 26 de Agosto, Paradiso e Aero Itália, onde as gestantes podem se vacinar durante o atendimento de pré-natal.
Segundo o coordenador de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Frederico Moraes, as doses serão encaminhadas aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul a partir desta quinta, de acordo com a população-alvo de gestantes com 28 semanas ou mais. O imunizante será aplicado em dose única, independentemente da idade da gestante, e tem como objetivo proteger principalmente as crianças menores de 1 ano, mais vulneráveis às formas graves da doença.
O VSR é responsável por cerca de 60% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos e por aproximadamente 80% dos casos de bronquiolite nessa faixa etária, sendo uma das principais causas de internações respiratórias pediátricas. Até então, a tecnologia utilizada nessa vacina estava restrita à rede privada, com custo aproximado de R$ 1.500, e agora passa a ser ofertada gratuitamente pelo Ministério da Saúde nas unidades básicas.
As autoridades de saúde fazem um chamamento para que todas as gestantes com 28 semanas ou mais procurem as unidades de referência para se imunizar, sobretudo no período de maior circulação dos vírus respiratórios. A estratégia de vacinar as gestantes busca garantir proteção passiva aos recém-nascidos, reduzindo o risco de quadros graves, internações e complicações associadas ao VSR nos primeiros meses de vida.
Redação Portal Guavira

