O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) sediou, nos dias 3 e 4 de dezembro, a 148ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMPEU), realizada na Procuradoria-Geral de Justiça. O evento, que reuniu corregedores-gerais de todo o país, teve como foco a discussão de estratégias para fortalecer a atuação das Corregedorias e modernizar a gestão ministerial.
Programação e palestras
A abertura ficou por conta do Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Romão Ávila Milhan Junior, seguida por conferências que abordaram temas essenciais à instituição. Alexandre Magno Benites de Lacerda, Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico e futuro membro do CNMP, falou sobre “O papel das Corregedorias na efetividade da atuação ministerial”. O Corregedor Nacional Ângelo Fabiano Farias da Costa apresentou “Perspectivas e desafios da Corregedoria Nacional”. Já Helton Fonseca Bernardes, Procurador de Justiça e Corregedor-Geral do MPMS, destacou “A imperatividade das normas jurídicas do CNMP”.
A inovação tecnológica entrou em pauta com a apresentação do Sistema Tangram, ferramenta de transparência e gerenciamento das atividades do MPMS, que apoia a gestão ministerial.
Eleição da nova diretoria
Durante o encontro, foi eleita por aclamação a nova diretoria do CNCGMPEU para 2026, presidida pelo Corregedor-Geral do MP do Rio Grande do Sul, Fábio Roque Sbardellotto. Ele ressaltou a importância das corregedorias para a gestão e a sociedade, destacando o compromisso com o progresso do Ministério Público brasileiro.
Completam a diretoria Giovanni Rattacaso (MPM), Eduardo Tavares Mendes (MPAL), Estela Maria Pinheiro Nascimento Sá (MPAP), Liliana Mercadante Mortari (MPSP), Maria Ivana Vieira da Silva (MPPE) e Helton Fonseca Bernardes (MPMS).
Despedida da atual gestão e perspectivas futuras
O atual presidente, Fábio Strecker Schmitt, Corregedor-Geral do MP de Santa Catarina, fez uma prestação de contas destacando avanços como maior interlocução com o CNMP, valorização de temas como saúde mental e resolutividade, e reunião histórica em estados diversos. Ele agradeceu a equipes e colegas pela parceria, destacando a união como força motriz dos avanços.
A posse da nova diretoria está marcada para 4 de fevereiro de 2026, em Porto Alegre (RS), quando se inicia oficialmente a gestão para o próximo ano.
Redação Portal Guavira

