Posse está marcada para 6 de fevereiro de 2026, conforme publicação desta segunda-feira, 8 de setembro, no Diário Oficial da União
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) tem motivos para celebrar: o Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda foi nomeado pelo Presidente da República para ocupar uma das cadeiras de Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), no biênio 2026/2028. A nomeação, que consolida a aprovação prévia do Senado Federal, reforça a presença institucional de Mato Grosso do Sul em um dos mais importantes órgãos de controle e fiscalização do Ministério Público brasileiro.
Conforme a publicação desta segunda-feira (8 de setembro), no Diário Oficial da União, a posse de Alexandre Magno Benites de Lacerda no CNMP está marcada para o dia 6 de fevereiro de 2026.
Alexandre Magno Benites de Lacerda, que atualmente ocupa o cargo de Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico do MPMS, teve seu nome referendado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em seguida, pelo Plenário do Senado, com uma aprovação expressiva. Esse processo se iniciou com sua eleição, em maio, em reunião extraordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).
A nomeação não apenas valoriza a experiência do Promotor de Justiça, que já foi Procurador-Geral de Justiça do MPMS (nos biênios 2020/2022 e 2022/2024), e atuou como Chefe de Gabinete por cinco anos, mas também assegura que os interesses e as particularidades da instituição sul-mato-grossense sejam levados ao debate em Brasília.
A chegada do Promotor de Justiça do MPMS ao Conselho é um passo significativo, que garante a continuidade da representatividade de Mato Grosso do Sul no cenário nacional, com o compromisso de atuar com responsabilidade, equilíbrio e diálogo em prol de toda a sociedade.
Texto: Marta Ferreira de Jesus – Revisão: Fabrício Judson – Foto: Decom/MPMS