quinta-feira, dezembro 11, 2025
HomeEDITORIASMULHERProtagonismo feminino é tema forte no primeiro dia de atividades do Sebrae...

Protagonismo feminino é tema forte no primeiro dia de atividades do Sebrae na COP30

No primeiro dia da COP30, realizada em Belém do Pará, o Sebrae destacou o protagonismo feminino como eixo central de suas ações, evidenciando o papel fundamental das mulheres na agenda climática e na construção de soluções sustentáveis. O painel “Floresta de Mulheres e Vozes” reuniu lideranças de territórios tradicionais, especialistas e autoridades para discutir a importância do cuidado, da escuta e da cooperação nas respostas à crise climática.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, destacou o papel do empreendedorismo feminino como instrumento eficaz para a transição climática justa. Segundo ela, as mulheres amazônicas já são protagonistas na criação de soluções climáticas em seus negócios, mas ainda carecem de maior reconhecimento e apoio para ampliar o impacto dessas iniciativas.

No Pará, onde mais de 450 mil mulheres empreendem, o programa Sebrae Delas tem promovido uma significativa evolução, atendendo atualmente a mais de 500 mil empreendedoras em todo o país, o que representa quase metade do público atendido pelo Sebrae, em comparação a 33% há dois anos.

Outro ponto importante foi o lançamento do Manifesto Vivo Tecelãs do Clima, que reúne compromissos e reivindicações das mulheres que lideram projetos de bioeconomia, agroecologia, artesanato sustentável, turismo comunitário, reciclagem e tecnologias ambientais. O documento busca estimular políticas públicas, investimentos e programas que fortaleçam ainda mais o protagonismo feminino na transformação ambiental.

Com um estande de 400 m² na Green Zone, o Sebrae criou uma experiência imersiva que inclui cultura, inovação e networking, fortalecendo a presença da instituição na conferência e a conexão entre líderes, investidores e empreendedoras.

Redação Portal Guavira

spot_img

Últimas Notícias