O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), vem se destacando como uma voz firme e esclarecida no cenário nacional e internacional, ao cobrar de países desenvolvidos maiores compromissos e investimentos em políticas públicas para um desenvolvimento sustentável. Em sua recente participação no evento “CNN Talks – COP30”, realizado em Brasília, Riedel reforçou a postura pioneira do Brasil, em especial de Mato Grosso do Sul, na busca por um equilíbrio entre crescimento econômico, segurança alimentar e proteção ambiental.
Riedel questionou a postura de outras nações, que exigem do Brasil uma ambiciosa agenda ambiental, mas não acompanham com investimentos equivalentes. “A sociedade sul-mato-grossense está colocando dinheiro nisso, porque não o restante do mundo desenvolvido?”, provocou o governador, ao defender que a sustentabilidade não deve ser apenas uma cobrança, mas um compromisso global efetivo.
Outro ponto fundamental destacado pelo governador foi a importância de se enxergar o meio ambiente como um ativo econômico estratégico. Mato Grosso do Sul, sob sua liderança, tem como meta tornar-se “carbono neutro” até 2030, refletindo uma visão moderna e responsável. Riedel defende a monetização da agenda sustentável, ressaltando que o estado tem um balanço de carbono muito mais eficiente do que muitos países, aliando segurança energética e alimentar com responsabilidade ambiental.
Essa postura realista e proativa coloca o governador Eduardo Riedel como uma liderança que entende que o progresso deve caminhar lado a lado com a preservação, sendo um exemplo de gestão que alia desenvolvimento econômico e defesa da natureza.
Texto: Anna Júlia Lopes e Vitória Queiroz – Foto: Agência Atacama
Redação Portal Guavira

