Durante o encontro, foram discutidos diversos assuntos, entre eles a organização de um evento alusivo aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul participou na manhã desta terça-feira, 9 de setembro, da reunião do Fórum Permanente Pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, realizada na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Campo Grande (Semu-CG). A Corte de Contas foi representada pela conselheira substituta Patrícia Sarmento.
Durante o encontro, foram discutidos diversos assuntos, entre eles a organização de um evento alusivo aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha mundial que ocorre anualmente com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência enfrentados por mulheres e meninas. A ação deverá acontecer em novembro, integrando o calendário da mobilização internacional, com data e local a serem definidos.
A conselheira substituta Patrícia Sarmento destacou a relevância da participação do TCE-MS no Fórum. “O Tribunal de Contas tem como missão zelar pela boa aplicação dos recursos públicos e, nesse sentido, reconhece que políticas voltadas à proteção das mulheres e à promoção da igualdade de gênero também fazem parte desse compromisso. Estar em espaços de diálogo como o Fórum Permanente reforça o papel institucional da Corte e fortalece a união de esforços para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.
O TCE-MS é uma das instituições integrantes do Fórum Permanente Pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, que reúne representantes de órgãos públicos e entidades civis comprometidos com a promoção da equidade de gênero e o fortalecimento da participação feminina em diferentes esferas da sociedade.
Além da conselheira substituta do TCE-MS, Patrícia Sarmento, participaram também da reunião ordinária, a Secretária Executiva da Mulher (SEMU), Maria Angélica Fontanari; pela OAB-MS a advogada Larissa Brandão; pela PGE participou Beatriz Silva Schiller; Kátia Souza pelo TRE; Thaís Dominato pela Defensoria Pública de MS; Olga de Marco pela Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica; Élida Martins Taveira (TRT24ª); Marina Bragança (SEMU), e Iacita Azamor Pionti, Coordenadora Municipal da Casa da Mulher Brasileira.
Texto: Olga Cruz – Foto: SEMU