O encontro permitiu que os convidados compartilhassem aspectos de suas realidades étnicas, culturais, políticas e religiosas, promovendo uma experiência de aprendizado significativa e intercultural
No dia 30 de junho de 2025, os acadêmicos do segundo ano de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Dourados, participaram de uma palestra enriquecedora promovida por estudantes estrangeiros. A atividade foi organizada pela professora Lucimara Cabreira Benitez e teve como convidados os estudantes Siradio Hélio Santos Diallo (Senegal), Lídio da Costa Matos Monteiro (Timor-Leste) e Edson Abílio Luciano (Moçambique), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
Os estudantes da UNILAB foram recepcionados no campus da UEMS/Dourados com o apoio da professora Cíntia Diallo e abrilhantaram a abordagem pedagógica, que teve como eixo a discussão sobre “Vozes silenciadas e a hegemonia das elites” — temática que vinha sendo trabalhada com os acadêmicos. A palestra permitiu que os convidados compartilhassem aspectos de suas realidades étnicas, culturais, políticas e religiosas, promovendo uma experiência de aprendizado significativa e intercultural.
Em sua fala, Siradio destacou que essas trocas de saberes são essenciais para descolonizar o conhecimento. Já Lídio trouxe relatos sobre sua trajetória acadêmica desde o Timor-Leste, relacionando-os à formação recebida na diáspora. Edson, por sua vez, compartilhou importantes reflexões sobre a construção da educação em Moçambique.

Além dos relatos, os acadêmicos convidados apresentaram contribuições significativas acerca da educação e das práticas culturais desenvolvidas em seus países de origem, valorizando os conhecimentos e saberes afrodescendentes. As falas evidenciaram a potência das epistemologias do Sul e ressaltaram a importância de reconhecer e integrar os saberes tradicionais africanos nos processos formativos e nas políticas educacionais comprometidas com a diversidade, a equidade e a justiça social.
Para a professora Lucimara, a atividade representou uma oportunidade formativa de grande relevância: “Experiências que promovem o contato com distintas culturas evidenciam que, apesar das particularidades de cada contexto, as práticas de preconceito e desigualdade de classe persistem de maneira estrutural. Diante disso, é fundamental que nos posicionemos em defesa de uma educação equitativa, que reconheça e valorize as diferenças. A ação também suscitou reflexões importantes entre os acadêmicos, incentivando-os à busca por novos conhecimentos por meio do diálogo intercultural e de futuras experiências de intercâmbio científico e educacional.”
A iniciativa demonstrou o potencial transformador do diálogo intercultural no campo da formação docente e reforçou o compromisso da UEMS com uma educação democrática, plural e comprometida com os direitos humanos.
Texto: Wender Carbonari
Redação Portal Guavira