Sábado, 27 de Junho de 2026
17°C 28°C
Campo Grande, MS

Professores e alunos da UNIGRAN conhecem o TCE-MS

Professores e alunos da UNIGRAN conhecem o TCE-MS

20/10/2025 às 13h59 Atualizada em 20/10/2025 às 16h59
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Recepcionados na Escola Superior de Controle Externo (Escoex), os visitantes iniciaram a programação assistindo a um vídeo institucional sobre a história da Corte de Contas

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul recebeu, na manhã desta segunda-feira, 20 de outubro, uma comitiva de professores e acadêmicos do Centro Universitário de Dourados (UNIGRAN). A visita fez parte do projeto “Conhecendo o TCE-MS” e teve como objetivo aproximar a academia da atuação da Corte de Contas.

Recepcionados na Escola Superior de Controle Externo (Escoex), os visitantes iniciaram a programação assistindo a um vídeo institucional sobre a história da Corte de Contas. Em seguida, participaram de uma palestra ministrada por Eduardo dos Santos Dionizio, diretor de Serviços Processuais do TCE-MS.

Recepcionados na Escola Superior de Controle Externo (Escoex), os visitantes iniciaram a programação assistindo a um vídeo institucional sobre a história da Corte de Contas. Em seguida, participaram de uma palestra ministrada por Eduardo dos Santos Dionizio, diretor de Serviços Processuais do TCE-MS.

Com o tema “Conhecendo o TCE-MS”, a apresentação de Dionizio abordou a relevância do Tribunal não apenas como órgão fiscalizador das contas públicas, mas também como um agente ativo na promoção da cidadania.

“Quando alunos de uma universidade vêm à nossa casa para conhecer o funcionamento do órgão, eles saem mais preparados para exercer o controle social e acompanhar o uso do erário público. É uma proposta da gestão do presidente Flávio Kayatt termos uma Corte de Contas cada dia mais aberta aos gestores e à sociedade”, explicou Eduardo Dionizio.

Para a professora de Processo Civil da UNIGRAN, Valeska Vendramin Guimarães, a experiência é de grande valor para os futuros profissionais. “Para nós é de suma importância estar conhecendo as dependências aqui do Tribunal de Contas. Essa vivência proporciona um enriquecimento de conhecimento relevante para os alunos, tanto na área constitucional quanto na processual, além de auxiliar no aprendizado de outras disciplinas”, afirmou.

A expectativa é que a experiência vivida pelos estudantes de Dourados inspire a participação ativa de futuros profissionais na fiscalização dos recursos públicos, consolidando o TCE-MS não apenas como fiscal e orientador, mas como um promotor da educação cívica em Mato Grosso do Sul.

Texto: Olga Cruz - Foto: Mary Vasques

Fonte: https://www.tce.ms.gov.br/noticias/detalhes/8208/professores-e-alunos-da-unigran-conhecem-o-tce-ms

Redação Portal Guavira

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários